quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quem não o é!?!



Por uma interessante participação registada neste nosso, e vosso, espaço, venho apenas deixar uma mensagem simbólica... somos como nos pintam e mesmo nós nos pintamos de formas e cores nunca vistas quando estamos a carregar tecla após tecla para deixar uma e outra mensagem. já dizia o poeta “Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura…”
e ao ver a deambulação destas mentes por entre respostas e provocações, reparo como crescem! o cientista deixou-nos esta "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."!!! ora, não sei se existe esse original, mas o anterior já foi ultrapassado...
vamos lá puxar pelos neurónios e colocar perguntas para nos descobrirem!
beijo e até já

19 comentários:

  1. deixo uma primeira pergunta, para a qual queria mesmo as vossas mais sinceras respostas: pelos olhos de quem gostariam de ver o mundo?

    beijo e até já

    ResponderExcluir
  2. Carissímos
    quanto a mim pelos olhos da ilusão de Rosseau, sim o "filosofo genebrino" optmista por natureza, autor da teoria do "Bom Selvagem", defensor da natureza humana. Denominando os estado da natureza um autêntico Eden na Terra, repleto de paz, felicidade e bem-aventurança.
    Independentemente de Hobbes ser claramente um opositor,um pessimista, que invariavelmente tinha razão sobre muitas razões...
    Mas...possivelmente pelos olhos do Amor, esse sentimento único de partilha, comunhão dos mais pequenos delitos...com uma inocÊncia pura, genuina e porque não afirmá-lo legitima..de estado de embriaguês, de torpor alcoolico, ingerindo..exclusivamente doses maciças do Outro ou dos Outros..
    É necessário aproveitar este sentimento, gozá-lo, sem preconceito ou tabu.. Dir-me-ão alguns de Vós que no meio estará a virtude e quem tinha, e tem razão seria Locke com a sua posição equidistante de Rosseau e Hobbes...talvez, mas acreditar e lutar..prefiro sonhar, hoje, amanhã..
    do já Vosso
    "O Anónimo"

    ResponderExcluir
  3. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, abril 01, 2009 8:49:00 PM

    Senhor José Miguel, este tipo de solicitações muito directas à descoberta da essência interior é efectuado desde o primeiro POST deste belo BLOG!!!
    A interação realizada neste espaço por todos que assiduamente lançam POSTS ou os comentam revela de alguma forma o tamanho do quadro que pretendes visualizar na tua mente, tu mesmo deste a resposta nas três primeiras linhas!!!


    Saquinhos na cabeça!!!

    ResponderExcluir
  4. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, abril 01, 2009 9:31:00 PM

    Jovens!!!
    Parece-me a mim que vossas excelências estão a divagar, façam reparo no título deste BLOG, "VENENO ROSA", ou seja, assuntos sobre a vida social alheia!!!
    Relembro que isto não é faculdade, se não teremos que falar da última invenção das telecomunicações, o IPOD, do último genérico e por aí adiante...não descarrilem. Querem utilizar filosofia apliquem-na no discorrer de um POST com cariz Viperino, nada a apontar, este último POST é de filosofia nua e crua e passa completamente ao lado do propósito a que se propõe o espaço!!! Se não acreditam no que eu digo, façam a uma análise aos últimos comentários e digam-me quem foram os últimos anjinhos que efectuaram comentários!!!

    Os BLOGS de reflexão andam por aí e são ricos em visitas, não vamos pôr um denominador comum em BLOGS com diferentes conceitos, vamos dar abertura a quem não tem a vossa bagagem de amizade à sabedoria (Filosofia)!!!


    O ALHEIO É MAIS IMPORTANTE, RASGADELAS PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  5. menino terrivel, eu não esqueci a origem deste nosso blog, lembra a origem da ideia. também dizer que este post não é de ou para conteudos filosóficos, repara nas potencialidades!.. o nosso mui querido Anonimo deu como resposta Rousseau e o Amor, a ele me dirigirei em breve, só tens que resonder e comentar o seu comentário. esta é, como todas as outras - bem lembradas por ti -, uma boa forma de conhecer o próximo e dele dizer "venenorosa"! vamos!!!
    agora ao queridissimo Anonimo, percebo o caminho das escolhas, este carissimo menino quer o lado rosa da vida, mas devo deixar aqui a mensagem: Rousseau é realmente um defensor do Homem, está na origem, com outros(locke - mais original; kant posterior) desse documento tão ocidental que é a declaração dos direito..., fala-nos do Estado de natureza, onde somos naturalmente sociaveis e bons, e mais umas quantas coisas... ora, é dessas quantas coisas que quero aqui deixar nota, ele deixa-nos como uma possibilidade de governo a tirania, bem sei que controlada e bem limitada no espaço e no tempo, mas não deixa de ser a tirania uma possibilidade de escape para os erros desse ser em que ele acredita - o que nos dizia hobbes!? governo totalitario sempre, para controlar o que nos aproxima de Deus - o DESEJO!.. mas o que interessa mesmo não é discutir preciosismos, que valem o que valem, mas perceber como e porque eles estão aqui... ver o mundo pelos olhos desse senhor seria interessante, mas não deixam de ser os olhos de um homem, olhos de amor pela sua espécie. por outro lado, os olhos do Amor! bem, por esses olhos muitos querem ver, mas eu deixo desde o início a mesma mensagem, o Amor não é uma grande coisa, o que faz ele aos que se sentem bem!? mal! lembro que defendi a loucura, mas essa é apenas uma outra forma de organização, o Amor é o Caos!!! (bem necessário para a organização outra) são escolhas bem fofinhas menino Anonimo!
    eu posso agora deixar aqui a minha resposta, eu queria ver o mundo pelos olhos de uma menina, não uma qualquer, mas daquela...
    e tu menino fernando jorge?

    beijo e até já

    ResponderExcluir
  6. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, abril 02, 2009 12:58:00 AM

    Muito bem!
    Naturalmente, não terei a background didáctico que vossas excelências tão fácilmente referem nos seus já conhecidos transcritos de vossos preferidos autores filosóficos apesar de o ter feito por algumas vezes, a diferença será que eu se calhar não estarei tão influenciado pela percepção ao nível do pensamento de outros autores, apenas me maravilho em utilizar frases soltas desses autores para me melhor expressar, não que precisasse!!!
    Deixo só aqui uma pequena análise/opinião:
    Serão os Senhores Engenheiros da Filosofia que habitualmente recorrem a recursos de percepção cognitiva da realidade de outros para formar a vossa própria percepção. Irão dizer os senhores a outros que tenham uma percepção da realidade diferente da vossa que estão incorrectas nesse processo simplesmente porque vocês se advogam de autores filosóficos, quando é legitimo cada um apreender a realidade da melhor forma que sabe. Corrijam-me caso necessário, não será a filosofia um processo autónomo e pessoal de conhecimento? Sendo assim, quem estará certo e quem estará errado? No fundo a escolha desses autores não é mais que a melhor adaptação às tuas/nossas/vossas próprias vivências projectada nas sua percepção. Mesmo na democracia existem várias filosofias ou politicas, como quiserem chamar, impera aquela que tiver mais adeptos, certo???!!! Estará a filosofia em minoria incorrecta?

    Agora respondendo à tua pergunta, não necessito de ver o mundo pelos olhos de uma menina, basta que me transmita o seu mundo!!!


    Corrijam-me se necessário, sou frequente em barbaridades e depois disto só incêndio social que é preciso!!!

    ResponderExcluir
  7. menino terrivel, em parte alguma deixo a mensagem de recurso à filosofia da mente, cognitiva, positiva, do conhecimento, ... queria apenas ver a resposta de cada um para uma pergunta simples e directa "pelos olhos de quem gostariam de ver o mundo?"
    entendo que não queiras ver o mundo pelos olhos de uma menina, mas o que ela te dirá, tudo o que ela te possa dizer, não te dará o mundo visto pelos olhos dela. entendo também que não se sinta a necessidade de ver as coisas pelos olhos de outros, para quê??? é uma pergunta que me acompanha faz tempo, apenas a partilhei...
    ah! não me considero um engenheiro da filosofia, mas que preciso de ti e de outros para construir o meu mundo, preciso!
    ainda gostava de ver uma resposta tua, nem que seja a dizer que não queres tal experiência...
    outra resposta, gostava de ter visto o mundo pelos olhos de olguns dos maiores ditadores/tiranos da história... Napoleão, Hitler, ...

    beijo e até já

    ResponderExcluir
  8. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, abril 02, 2009 7:23:00 PM

    Sinceramente, não é melhor construir o teu o Mundo através da interacção, não gostas da descoberta como já referiste algures não sei onde?

    ResponderExcluir
  9. eu gosto, e muitissimo, da interacção!!! mas uma coisa não invalida a outra. repara que esta é uma pergunta por uma experiência impossivel e, como disse, a interacção não nos dá o que daria a experiência em prática - o nosso mundo é construido também destas pequenas coisas...
    bem, eu gosto de pensar essa experiência, gostava de a viver, mas nada contra quem a acha apenas um exercício teórico - porque o é! a descoberta é feita a cada momento, até das impossibilidades que alimentam tantas outras possibilidades - apenas não nos devemos fechar!
    pergunto, não te questionas como uma ou outra pessoa vê aquilo de que mais gosta? mais uma vez, isto quer menos filosofia e mais uma opinião pessoal...

    beijo e até já

    ResponderExcluir
  10. Carissímos JosÉ Miguel e ex-fjms e actual Fernando Jorge,
    a v/prosa já não me surpreende, é verdade, mas continua a impressionar-me bastante.. A dita "Menina" deixou-me deveras curioso! Estariam a falar de Maria, ou de Maria Madalena?
    Será "essa" Menina uma mistura de ambas, de castidade e de vivência de vidas? Terrena sérá concerteza, não conheço "essa" menina, mas já me aguçaram a curiosidade.. Quem não gosta de meninas? Será que estão a falar na Mónica Sofia, capa desse icone pop a revista Playboy? Bela menina sim senhor, plena de atributos intelectuais, e se quiserem empresto a revista, claro que apenas a adquiri pelas crónicas e reportagens! Voltando à Monica Sofia, que bela mistura do Africano com o Nacional, mistura de poesia e lascividade, quem não gosta? desculpem-me os que preferirem Elton Johns ou Gouchas, estão no seu direito, até acho que deviam haver muitos mais!!São os maiores amigos dos homens que gostam do belo sexo, libertam uma(menina) e ocupam um possivel concorrente...A esses o nosso muito obrigado!
    J.Miguel quanto às suas enigmáticas mensagens, deixo-lhe esta: muitas vezes gostavamos que as "coisas" fossem a preto ou branco, contudo muitas delas passam-se numa zona cinzenta. O que necessitamos é de agir com honestidade e genuidade e aproveitar o bom, e gozá-lo...
    Um dos maiores e melhores preidentes Americanos tinha uma grande frase, talvez não a saiba reproduzir Ipsis Verbi, mas a intenção é mesmo esta:"...temos hipotese de passar na Vida, arriscando e possivelmente votando-nos ao insucesso, ou fazer parte daqueles que nada arriscam, mas também nada ganham, ou seja os pobres de espirito..." Franklin Delano Roosevelt
    Apesar de apenas o conhecer deste espaço de exortação da escrita e de pensamento, acredito que faz parte dos primeiros.
    Meninas boas, vulgo gajas boas, mesmo boas, mesmo mesmo mesmo boas, segundo ouvi dizer são de Ermesinde, confirma-se???
    beijos e abraços (sentidos)
    O "Anónimo"

    ResponderExcluir
  11. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, abril 02, 2009 9:00:00 PM

    Sim claro questiono, mas na impossibilidade que é essa utopia, resta-te a descoberta!!!

    Já agora, se tu e outros tivessem essa faculdade que tanto gostarias, não seria de alguma forma uma forma de invasão pessoal? Gostarias de ser invadido no teu mais profundo ser? Achas que essa faculdade aumentaria ou irradicava a intolerância com o próximo?

    ResponderExcluir
  12. MENINA GI assim escreve...



    Meus queridos MENINOS...

    Terei eu, o elo mais fraco, que colocar ordem neste diambular de palavras?! Sim, não me importo, em momento algum, de me auto intitular desta forma, porque nao há nada melhor do que SER MULHER!

    Poderia, enfim, explorar até à exaustão este tema mas não me parece bem, principalmente, porque Miguel, fazes sempre perguntas que são uma delícia....

    Através de que olhos eu gostaria de ver o mundo?
    Caríssimos, usei óculos (lembras-te Miguel? Redondos, como não poderiam deixar de ser cor de Rosa) dos 4 anos até aos 16.. QUAL transformers qual quê???
    Com isto quero dizer que os olhos com que vi o mundo foram através dessas ditas lentes... Brinquei no bosque do colégio até demasiado tarde... Demasiado, talvez não... Não porque hoje os olhos com que vejo o meu e o "Teu" mundo são ainda tinjidos de uma réstia de rosas, mais ou menos esbatidas...Consigo ver, olhar o mundo sem ter que recorrer aos olhos verdes, limoes e coração de um possivel requerente do R.S.I : Camões!

    Sim, nos dias de hoje estaria na Sta Catarina a recitar:

    "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
    Muda-se o Ser, muda-se a confiança;
    Todo mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades."

    Com isto, caríssimos, onde quero chegar? Bem , a algum lado há-de ser, porque tamanho mar de divagações vãs, eu nunca mergulhei... Por favor, meninos... Contem algo que vos pertença... A partilha daquilo que mais eco Vos faz.. PROVOQUEM EFEITO HALO, abalem as estruturas com o tatuar em palavras esta sala em que cada um ainda não arranjou um sofá com a própria forma dos corpos...

    Eu quero ver o mundo através dos Vossos olhares, sim...Quero usar-vos (Miguel, roubei-te a expressão) para branquear as folhas e encher copos... Quero brindar com fios de vinho branco as roupas húmidas de orvalho..

    Quero NAO ser atingida pela superficie leitosa que condena aqueles cuja cegueira contamina...

    Quero mais do que ver, engolir a Vossa experiência até porque, como diz Saramago, e dando-lhe continuidade ""Aprender com a experiência dos outros é menos penoso do que aprender com a própria".


    Parcos de cérebro, que não olham para o chão e não sorriem por verem uma asa a voar a cada gesto do vento... Um dia, Miguel, disses Te: " Todas as pessoas deveriam ler Saint Exupéry de 2 em 2 anos". Verdadíssima esta frase... Os olhos renovavam-se, qual soro qual quê... Deslizar os castanhos, os verdes, os azuis e para os mais sortudos os cinzentos, em cada responsabilidade por aquilo que cativam, seria o suficiente para deixar para trás os pepinos...


    Não poderei, contudo, terminar sem fazer uma expecial ressalva a este "anónimo" que, sem margem para dúvidas, daria um óptimo militante do Partido do Zézinho, todavia, teria de igual forma deixar-se de sentimentalismos ao dizer que o Amor blábláblá e o diabo a 4, e por outro lado, teria também que rever os seus hábitos de leitura... Por favor, nem os camionistas compram a Playboy...


    Estão a ver? Sejam objectivos.. Claros, concisos...

    Por falar em objectividade: o Ângelo que é feito? Foi para o Gerês e o Smart não conseguio descer foi?? E o Duarte? A Che já lhe disse o "sim" e ele agora jão não precisa de vir cá para fazer birra? Não estou a entender... Expliquem,-me, por favor...


    Caríssimos Camaradas.. Xuxus, vou-me até porque já me apetece dizer o clássiso: "estou a ficar cheiiiinha de sono"...

    Estou atenta a cada pressão que os Vossos dedos fortes fazem ao bater cada tecla..

    Beijinhos queridos

    ResponderExcluir
  13. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, abril 03, 2009 1:46:00 AM

    "Aprender com a experiência dos outros é menos penoso do que aprender com a própria"???

    Esta frase, desculpem-me lá, é exasperante!
    Em que é que as vivências frustradas de uma determinada experiência de alguém é sinónimo do mesmo agora que vivido por mim, Saramago e Fernando Jorge são variáveis diferentes da mesma equação o que leva a soluções diferentes! As experiências vividas por outros são meros factos curiosos e históricos que não influênciam de forma alguma o modo como outro pode vivenciar a mesma experiência, leva-me a pensar que Saramago apenas no final de seus dias decidiu pensar desta forma!!! De reparo, que provávelmente Saramago é fumador e foi informado de todos os malefícios inerentes e nunca deixou de o experimentar e na mesma probabilidade continua a penar pela experiência que ama viciosamente! Leva-me a pensar que o vosso sentimento quanto à experiência é o mesmo de Saramago quando este teve uma vida cheia de experiências à sua imagem por certo mas que agora as condena!!!

    Já agora, desde que o BLOG foi criado tenho assíduo nos POSTS e comentários, e acham que desta forma conseguem ver o Mundo através dos meus olhos?

    ResponderExcluir
  14. começar pelo fim... não, apesar de chegar até ti, só sei o que escreves, que mesmo correndo o risco de estar a conhecer uma personagem, ela é uma personagem tua! por exemplo, diria que tu, o que escreves, estás apaixonado, muito mesmo!!!
    agora responder à menina gi, que linda menina, voltou a escrever! mas ela quer fogo, sempre fogo... mas podemos perguntar por ti, o que andas tu a fazer que nunca me atendes as chamadas, ocupada!?!?!?
    para o já nosso Anonimo, monica sofia!?! possa, julgava-o com melhor gosto, que mulher... mas a revista é sim um icon pop e merece uma vista de olhos, eu já passei os olhos por todas as páginas, mas está fraquinha... pena!
    o duarte virá em breve até ao nosso meio, dia 9 está cá; do angelo não sei, ele está por cá, a espaços, mas está!
    hum! apesar de não ter sido a minha primeira intenção, até que essas cabecinhas pensaram bem!

    beijo especial para a menina gi, por aquele momento!!!
    beijo e até já



    ps.: mas que treta é aquela do partido do zezinho!?! pensei que já tinhas largado isso... e deixa estar o nosso Anonimo em paz, paz, paz... (mensagem nadinha enigmática!)

    ResponderExcluir
  15. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, abril 03, 2009 12:35:00 PM

    Bem que mais há a dizer??? Serei e seremos sempre personagens!!!


    Playboys para todos!!!

    ResponderExcluir
  16. ah!!! eu dei o mote, a primeira questão; as vossas questões, nada!?!

    ResponderExcluir
  17. ai minha queridissima personagem!!! muito há para dizer... por exemplo, com que menina sonhas tu regularmente?

    ResponderExcluir
  18. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, abril 03, 2009 1:58:00 PM

    Sempre com a mesma vestida de cores e formas diferenetes para não me cansar dela!!!
    Que tens a dizer?

    E tu, sonhas com alguma ou já o vives?

    ResponderExcluir
  19. não tenho muito a dizer, apenas que parece uma menina colorida, porque não adiantas mais nada dela... eu sonho com aquela, aquela que vive e vive... que é fofinha, fofinha!!!

    ResponderExcluir