O que dizer deste espaço virtual de encontro intimista, de palavras incendiárias ao nível das melhoras Tertúlias Europeias. A expressão máxima dos seus insatisfeitos participantes ávidos por novidades "frescas" !
Ortografia, sintaxe e gramática - nas instruções dos jogos do computador portátil Magalhães nada resiste às inovações do "magalhanês". Há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam. Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você), expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido. Nalguns casos, as instruções que deviam ajudar a utilizar os jogos complicam de tal maneira que não há quem perceba o que está em causa. Lê-se e não se acredita. "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo". "Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de "acabaste". Tudo isto se pode ler nas instruções dos jogos que vêm instalados de origem no computador Magalhães, conforme descobriu o deputado José Paulo Carvalho, depois de navegar na área lúdica do computador. Ontem, depois de ter sido confrontado pelo Expresso com a existência de mais de 80 erros destes no portátil que já foi distribuído a 200 mil crianças, o Ministério da Educação informou que vai pedir a todas as escolas que retirem esse software dos computadores dos seus alunos. E vai ser solicitado à JP Sá Couto, empresa fabricante do Magalhães, que não inclua esses jogos nos computadores que ainda vai produzir. Aqui fica uma lista (não exaustiva) das "pérolas" com que o "Magalhães" tem presenteado as nossas crianças. * "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita." * "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem." * "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo." * "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos." * "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku) * "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela." * "Enfia a bola no buraco preto á direita." * "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm." * "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado." * "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar." * "Aceder ás actividades de descoberta." * "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos." * "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia." (nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento) * "Saber contar básicamente." * "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla." * "Puxa e Larga as peças no bom sitio." (nota: "sitio" nunca é escrito com acento) * "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm." * "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)." * "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta." * "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível." * "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada." * "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído." * "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu." * "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número." * "Tens a certeza que queres saír?" * "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)" * "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos." * "Envia a bola nas redes" * "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente." * "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)." * "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças." * "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800." (nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês) * "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)." * "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita." * "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda." * "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o") * "Torno dos brancos" (nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez) * "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."
Bem, Srº Duarte, apesar do trocadilho ser deveras interessante, o tema trazido à "Praça Virtual" está completamente fora do âmbito do que serão as linhas com que se definem este encontro de Cobras Tertulianas!!! A minha opinião SrºDuarte, era a colagem deste mesmo POST no Portal do Governo!!!
Creio que este post se insira bem no actual contexto venenoso. Nao estou à espera que a Ordem dos Engenheiros se defenda por nao saber escrever portugues, muito menos que o Ministério da Educaçao, neste caso representado por um nosso ilustre viperino, venha pedir desculpa pelo sucedido; coisa, alias, que ja fez. E imaginem que nem sequer estou à espera que uma outra ilustre viperina comente este post, apos ter defendido o tao badalado Magalhaes como simbolo de uma Educaçao moderna; Magalhaes que devia considerado apenas mais uma ferramenta ou instrumento de trabalho, acaba sim como um simbolo: o da incompetencia, porque no fundo o Ministério da Educaçao sustenta o mau portugues, bem como se comprova que uma classe profissional, à semelhança de tantas outras, nao sabe nem nunca soube realmente porque e como existe enquanto classe; e o do arremesso. Do portugues arremessado. Talvez na proxima vez que o Chavez arremesse o Magalhaes, este poderà finalmente voltar à sua origem. Pedacinhos de uma cultura actual exigua que, à falta de dinheiro e de ideias, nao sabe mais do que (des)promover um acordo ortografico. Ironias do fado.
Sr Duarte, concordo contigo, não terás uma qualquer defesa de uma qualquer Ordem de Engenheiros mas terá de certeza nesse Santuário Religioso onde esperas desposar essa prometida Cecília, uma Ordem de Bispos e Freiras malucas prontos para testemunhar esse belo e sádico dia que será o teu SIM. Começarão, nesse dia, todos os teus tormentos conjugais, do tipo: "lava os pés", "corta o cabelo, paraces a minha mãe", "tira os sapatos quando entrares", enfim, eu sei que sentes o chamamento do SENHOR para que te integres no seu rebanho de novo!!! Sr. Duarte, o OMNIPOTENTE, começa a trilhar o teu caminho, não desesperes, nós ajudaremos com a nossa presença na Igrej... no Copo de Àgua com todo o gosto e gula!!!!
Já agora!!! Referiste a despromoção do Português??? Onde pensas tu, ALMINHA, aprender a Língua de Camões se não na sua melhor referência, PORTUGAL!!! Encontraste uma "Língua" internacional melhor e agora desfazes na que te ensinou a exprimir o SIM que irás dizer no VATICANO!!! És um ingrato, JUDAS, naturaliza-te Italiano e canta o Hino, aquele - "O SENHOR É MEU PASTOR E ME GUIARÁ AO ALTAR!!!"
Agora que habitas na "bota" tens um "papo" maior!!! Deveriam pôr a foto do Nuno Gomes nos Aeroportos junto ao detector de metais e sempre quisesses passar te seria negado tal é semelhança da anca para cima! Da anca para baixo não sei só tu o saberás, é teu jogador preferido do balneário benfiquista!!!
o que seria do homem sem simbolos, herois ou deuses? Socrates, o nosso, postula uma nova alma lusa, a sua. a tecné é o futuro, dizem, mas esquecem que o desenvolvimento não é uma linha contínua, que essas coisas são um mero acessório e não passarão disso mesmo. a relação umbilical com as novas tecnologias é política para burgues ver! carissimos, onde vai parar este ser-sujeito que se apega cegamente a palavras sem saber da sua referência? talvez o "magalhães" seja o criador e nós o seu criado.
Ortografia, sintaxe e gramática - nas instruções dos jogos do computador portátil Magalhães nada resiste às inovações do "magalhanês". Há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam.
ResponderExcluirHá frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você), expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.
Nalguns casos, as instruções que deviam ajudar a utilizar os jogos complicam de tal maneira que não há quem perceba o que está em causa.
Lê-se e não se acredita. "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo". "Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de "acabaste".
Tudo isto se pode ler nas instruções dos jogos que vêm instalados de origem no computador Magalhães, conforme descobriu o deputado José Paulo Carvalho, depois de navegar na área lúdica do computador.
Ontem, depois de ter sido confrontado pelo Expresso com a existência de mais de 80 erros destes no portátil que já foi distribuído a 200 mil crianças, o Ministério da Educação informou que vai pedir a todas as escolas que retirem esse software dos computadores dos seus alunos. E vai ser solicitado à JP Sá Couto, empresa fabricante do Magalhães, que não inclua esses jogos nos computadores que ainda vai produzir.
Aqui fica uma lista (não exaustiva) das "pérolas" com que o "Magalhães" tem presenteado as nossas crianças.
* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita."
* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."
* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."
* "Dirije o guindaste e copía o modelo."
* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos."
* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)
* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela."
* "Enfia a bola no buraco preto á direita."
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado."
* "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."
* "Aceder ás actividades de descoberta."
* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."
* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."
(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)
* "Saber contar básicamente."
* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."
* "Puxa e Larga as peças no bom sitio."
(nota: "sitio" nunca é escrito com acento)
* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."
* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."
* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."
* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."
* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído."
* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."
* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."
* "Tens a certeza que queres saír?"
* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)"
* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos."
* "Envia a bola nas redes"
* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."
* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)."
* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."
* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800."
(nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)
* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."
* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."
* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")
* "Torno dos brancos"
(nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)
* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."
Bem, Srº Duarte, apesar do trocadilho ser deveras interessante, o tema trazido à "Praça Virtual" está completamente fora do âmbito do que serão as linhas com que se definem este encontro de Cobras Tertulianas!!! A minha opinião SrºDuarte, era a colagem deste mesmo POST no Portal do Governo!!!
ResponderExcluirCreio que este post se insira bem no actual contexto venenoso. Nao estou à espera que a Ordem dos Engenheiros se defenda por nao saber escrever portugues, muito menos que o Ministério da Educaçao, neste caso representado por um nosso ilustre viperino, venha pedir desculpa pelo sucedido; coisa, alias, que ja fez. E imaginem que nem sequer estou à espera que uma outra ilustre viperina comente este post, apos ter defendido o tao badalado Magalhaes como simbolo de uma Educaçao moderna; Magalhaes que devia considerado apenas mais uma ferramenta ou instrumento de trabalho, acaba sim como um simbolo: o da incompetencia, porque no fundo o Ministério da Educaçao sustenta o mau portugues, bem como se comprova que uma classe profissional, à semelhança de tantas outras, nao sabe nem nunca soube realmente porque e como existe enquanto classe; e o do arremesso. Do portugues arremessado. Talvez na proxima vez que o Chavez arremesse o Magalhaes, este poderà finalmente voltar à sua origem. Pedacinhos de uma cultura actual exigua que, à falta de dinheiro e de ideias, nao sabe mais do que (des)promover um acordo ortografico. Ironias do fado.
ResponderExcluirSr Duarte, concordo contigo, não terás uma qualquer defesa de uma qualquer Ordem de Engenheiros mas terá de certeza nesse Santuário Religioso onde esperas desposar essa prometida Cecília, uma Ordem de Bispos e Freiras malucas prontos para testemunhar esse belo e sádico dia que será o teu SIM. Começarão, nesse dia, todos os teus tormentos conjugais, do tipo: "lava os pés", "corta o cabelo, paraces a minha mãe", "tira os sapatos quando entrares", enfim, eu sei que sentes o chamamento do SENHOR para que te integres no seu rebanho de novo!!!
ResponderExcluirSr. Duarte, o OMNIPOTENTE, começa a trilhar o teu caminho, não desesperes, nós ajudaremos com a nossa presença na Igrej... no Copo de Àgua com todo o gosto e gula!!!!
Já agora!!! Referiste a despromoção do Português??? Onde pensas tu, ALMINHA, aprender a Língua de Camões se não na sua melhor referência, PORTUGAL!!! Encontraste uma "Língua" internacional melhor e agora desfazes na que te ensinou a exprimir o SIM que irás dizer no VATICANO!!! És um ingrato, JUDAS, naturaliza-te Italiano e canta o Hino, aquele - "O SENHOR É MEU PASTOR E ME GUIARÁ AO ALTAR!!!"
Agora que habitas na "bota" tens um "papo" maior!!! Deveriam pôr a foto do Nuno Gomes nos Aeroportos junto ao detector de metais e sempre quisesses passar te seria negado tal é semelhança da anca para cima! Da anca para baixo não sei só tu o saberás, é teu jogador preferido do balneário benfiquista!!!
"E assim aacontece!!!"
o que seria do homem sem simbolos, herois ou deuses? Socrates, o nosso, postula uma nova alma lusa, a sua. a tecné é o futuro, dizem, mas esquecem que o desenvolvimento não é uma linha contínua, que essas coisas são um mero acessório e não passarão disso mesmo. a relação umbilical com as novas tecnologias é política para burgues ver!
ResponderExcluircarissimos, onde vai parar este ser-sujeito que se apega cegamente a palavras sem saber da sua referência? talvez o "magalhães" seja o criador e nós o seu criado.
beijo e até já
Sò quero um comentario da meninaGi!?
ResponderExcluirhttp://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369252&idCanal=58
...
Esta é para o Senhor Duarte
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=zpbHvY5mJoU