sábado, 7 de maio de 2011

Adão e Eva..........e Lilith




Foi na adolescência que o Vetelainen descobrira a música. Aliás, ele apenas não se lembra que a música já o tinha descoberto ainda ele tinha poucos meses de vida. É verdade. Sua Mãe desde os primeiros meses já utilizava toda a sua arte musical para embalá-lo nessas noites mais irritantes de estridentes choros caprichosos. Mas essa é uma música que ainda se prolonga incondicionalmente por todos os seus anos de vida, uma componente mais adquirida que reconhecidamente vivida por Vetelainen.

            Então por volta dos 14 anos, embora latente desde da sua alvorada, Vetelainen sente o seu apelo, pela música.
Um dia começa a vaguear pela sua cidade natal perturbado por esse chamamento agora mais forte e claro resumido na inquietação das sus insónias. Encontra uma loja de música. Fica fascinado pelo exterior de loja, e temeroso com o que ele próprio desejaria encontrar desde do apelo, observa com cuidado a montra onde estão expostos albuns de música, e mesmo que desconhecidos para ele, ainda assim sentia que eram objecto de realização. Mesmo temendo aquele novo Mundo toma coragem e decide entrar na loja e respirar verdeiramente a essência desse Universo que o invocava.
Cumprimentou de forma tímida e rápida o dono da loja como se não quisesse sequer que a sua presença na loja fosse notada, de forma a que pudesse explorar aquele desconhecido Mundo que o fascinava sem ser perturbado. E foi mesmo assim que começou a sua jornada como se abstraido e em negação de outra qualquer dimensão paralela existente, foi descobrindo a um ritmo muito próprio todas as cores com que se apresentava a música.
            Desconhecendo todo e qualquer album que se apresentava à sua frente, e sem aconselhamento, Vetelainen comprou o seu primeiro album de música  tendo como simples critérios a capa mais apelativa aos seus olhos e o título mais sugestivo. O album chamava-se “A Virgin and A Whore”.
Vetelainen apaixonou-se por esse album logo pela primeira vez e ouviu-o repetidamente e aí descobriu a música. O seu compromisso foi tão grande com a o grupo desse primeiro album que comprou toda a sua discografia e inconscientemente decidiu nem sequer pisar alguma vez de novo essa loja de música onde encontrou a felicidade músical ignorando a variadade de gêneros que era oferecida nessa realidade enorme.
            E assim , Vetelainen evitava passar naquela rua onde comprara toda a  discografia do seu grupo favorito como se de um compromisso de fidelidade estivesse em causa. Certo dia retorna a casa acompanhado de um amigo de longa data, amigo esse a quem devotava profundo respeito e retirava grande cumplicidade. Seu nome era Puolakanaho.
Puolakanaho que já se tinha iniciado nesse Mundo estranho da música e conhecia perfeitamente essa loja de música, e sendo um aficionado convicto desse Universo interroga Vetelainen se ele não se importaria de perder algum tempo na loja para se inteirar das novidades. Vetelainen não lhe respondeu de imediato. Puolakanaho notando a falta da resposta imediata e algum constrangimento por parte Vetelainen, questiona-lhe o receio. Vetelainen responde-lhe que há muito tempo tinha compremetido o seu gosto apenas a um grupo que venerava como Deuses. Puolakanaho não ficou de forma nenhuma estupefacto com a resposta sincera do seu amigo. Então Puolakanaho no seu “bom senso” respondeu-lhe que apesar de ter descoberto recentemente essa dimensão de expressão através desse venerado grupo seu, o Mundo é muito maior e que não poderia reduzir apenas a essa voz. Puolakanaho frisou mesmo que lá porque gostava muito de Beethoven não quer dizer que não poderia gostar de também de Dvorak. Vetelainen respondeu-lhe que o Mundo dele era aquele especifico grupo independentemente da qualidade de outros. Então Puolakanaho perguntou-lhe se seria necessária a “morte” do grupo para que ele se abrisse a reconhecer outros grupos no futuro e assim “dividir” o seu gosto  à variedade desse Universo. Vetelainen respondeu-lhe convictamente que sim, essa seria a condição.
Puolakanaho não mais questionou Vetelainen. Então entraram na loja, e Puolakanaho distribui mais uma vez o seu gosto por um album de um novo grupo enquanto observava o seu amigo fechado no iniciado gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário