segunda-feira, 29 de março de 2010

100 euros...Diesel...Por favor!!!




"O gasóleo é um combustível derivado do petróleo, é um hidrocarboneto obtido a partir da destilação do petróleo a temperaturas de 250ºC e 350ºC.
É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemão Rudolf Diesel. O gasóleo é o combustível utilizado em motores de combustão interna ( inflamação do combustível se faz pela compressão do ar dentro da câmara de combustão) e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) e é utilizado nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, camiões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte e aplicações estacionárias (geradores eléctricos, por exemplo). "


Bem, mais palavras para quê?....Evidentemente para explicar o efeitos Diesel, este que aparece em duas variantes, que eu conheça pelo menos, GPL e Biodiesel.
Bastará no entanto esse combustível, a...o Diesel para descrever o estado das "Bombas" de combustível em Portugal e mais particularmente em terras de Jesuitas!

Sempre que acompanho
certo caríssimo, nesse lugar conhecido na gíria por "pendura", a uma qualquer "bomba" para abastecer em "aflição reservada" o seu "veiculo" de afeição, revejo invariavelmente todo o processo descrito acima, que parte deste o aumentar da temperatura numa taxa elevadíssima por parte do responsável da "mangueira"! A partir desse momento todos os efeitos desse súbito aumentar de temperatura revelam-se sempre à minha frente; A inflamação, o ambiente tóxico, o odor a feromonas...a octanas desculpem..., chegando mesmo a sentir-me comprimido nesse ar característico que esse provad......essa câmara de combustão insana exala, ao ponto de eu pensar que não se trata apenas de Diesel mas uma passagem ritual selvagem para o Bio-Diesel!!!

O que será certo é que as mang(as)ueiras ainda não são de seu gosto, mas como o responsável da mang(a)ueira se mostrou disponível para uma justa adaptação ao seu "Chassis" parece-me que não haverá dificuldade ajustar a mang(a)ueira no sítio certo e iniciar a compressão e descompressão...do preço do Diesel!!!

5 comentários:

  1. este post é claramente escrito num momento em que todos os outros se encontram em desigual... quem sabe, sabe... este mui querido infante sabe dos lugares que frequenta e o preço dos derivados do ouro negro... bem, quem sou eu para comentar além do clássico "infante, tu deves ser bonito...!"

    ResponderExcluir
  2. Desigualdade??? As palavras certas são outras; continuidade na igualdade. Deve haver uma pequena realização de Sétima Arte pelo meio desse comentário, nada de novo, está claro!
    Agora o ambiente descrito acima, será verdade que é desigual em sensibilidade profissional a todas as outras "Bombas"!!!

    ResponderExcluir
  3. jorginho, esse "veiculo" de que falas está fora do mercado, já foi tomado e agora só para contemlação... e mais não digo, mas fica-lhe bem o diesel.

    ResponderExcluir
  4. menino saga, os relatos épicos são mesmo a tua especialidade... metaforicamente falando. mas a verdade é que, como bem adiantou a maria, anuncio aqui oficialmente a minha retirada do mercado... há muitas mangueiras por esse mundo fora e tu estás no caminho certo, afinal a eletricidade já é uma realidade como fonte de alimentação... as comunicações estão em constante evolução... um engenheiro de comunicações com formação em eletrotecnia... ui!

    ResponderExcluir
  5. A menina Maria tem uns espectaculares "mais não digo", gosto muito!!! E menino Miguel, eu no máximo ouço música pseudo-épica. O episódio que relato é apenas um episódio bonito do comércio tradicional jesuíta!

    O menino Miguel parece ter batido em retirada do mercado. Sim, ele esteve na tropa, é normal estas retiradas! Das duas, uma. Ou o "mercado desigual" circundante e habitual saturou-se numa mágica de físico-química, ou utilizando o bonito termo da menina Maria, essa "Águia" já há muito tempo contempla secretamente a mais bela flor do seu jardim!!!

    Menina Maria se esse "veículo" que referes já foi tomado assim pelo passado, e que o caminho é a contemplação segundo dizes, qual é o primeiro cêntimo que se atira nessa fonte da fortuna, esta que segundo me parece foi tomada pelo mesmo vértice temporal?

    ResponderExcluir