terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A corte da Rainha...


"Situada no cruzamento dos eixos Norte-Sul e Litoral-Interior, dispõe de um posicionamento geográfico estratégico que faz com que esta região, desde os primórdios da civilização em Portugal, seja um local de encontro e passagem de muitos e variados povos"

É assim meus caros, depois do que foi esse "labirinto" que me parece não foi como de costume forte na convicção de opiniões efervescentes outrora demonstradas por seus intervenientes, levando mesmo a respirações profundas e subtis de espectaculares desinspiração ao nível do comentário regular! Mas não é isso que me/nos traz aqui, deixemos para trás esse "labirinto" mal explorado e atentemos no primeiro parágrafo, digno de especulações que nos podem levar a comentários mais labirinticos que a própria filosofia do labirinto pouco considerada anteriormente, digo eu!

Poderíamos, naturalmente, falar sobre todo o "lamaçal" que anda ser efectuado para terras mais interiores no que diz respeito a 19 personagens mais problemáticas, mas como dizem muitos, na solução da problematica se dá a consolidação! De facto, este poderia ser mais um mote filosófico para este bonito Blog, mas tendo em conta que a bússola a que nos reportamos tem o seu pólo magnético mais a sul da sua origem, e como nos faz parecer aí, não deverá haver qualquer tipo de problemática mas sim de fleumática, ai muito bommmmmm!!!



PS: Parece-me que agora uma certa bússola depois de tomar o gosto pela educação, está agora a dar-se a "explicação", teve um bom mestre!!!

17 comentários:

  1. L'enfant terrible, Fernando Jorgesegunda-feira, janeiro 04, 2010 9:54:00 PM

    Bem, não está mesmo fácil, seja porque o especulado/a ou mesmo os seus cúmplices nesse acto de cumplicidade se detiveram no acordo de cumplicidade e se deram à reserva! Chega-se mesmo a pensar que este espaço tornou-se, a certo ponto, unidireccional. Daí, apesar de este POST apresentar-se apenas neste momento, sendo que poderia ser muito anterior a marcas "Passat", pois como diz esse sábio "O essencial é invisível aos olhos" mas não a todos os aparentemente desatentos!!!

    Fica aqui uma letrinha espectacular:

    "The Lost Art of Keeping a Secret"

    I've got a secret, I cannot say
    Blame all the movement to give it away
    You've got somethin, I understand
    Holding it tightly, caught on command
    Leap of faith, do you doubt?
    Cut you in, I just cut you out

    Whatever you do
    Don't tell anyone
    Whatever you do
    Don't tell anyone

    Look for reflections, in your face
    Canine devotion, time can't erase
    Out on the corner, locked in your room
    I never believe them and I never assume
    Still can't believe there is a lie
    Promise is promise, an eye for an eye
    We've got something to reveal
    No one can know how we feel


    I think you already know
    How far I'd go not to say
    You know the art isn't gone
    And I'm taking my song to the grave

    ResponderExcluir
  2. reparo que outros reparam que eu reparo em coisas dignas de se reparar!
    bem, este meu mui querido infante, um dia meu aluno e convidado a fazer crescer a nossa escola, sim, porque ele também é parte desta escola, está a demonstrar que as aulas em que participou, todas as propinas que pagou (ou não pagou mesmo...), todas as pestanas queimadas têm e terão justificação na aplicabilidade do método. ainda que não se demonstre por completo, não estamos no território de uma ciência exacta (seja lá isso o que for), os frutos estão a ser colhidos e este mui querido está a começar a sua caminhada em busca da luz, apoiado, como se deve, nas suas próprias especulações inusitadas!
    vamos lá a uma resposta mais clara, eu gosto do território luso, é verdade!

    ResponderExcluir
  3. L'enfant Terrible, Fernando Jorgesexta-feira, janeiro 08, 2010 5:20:00 PM

    De certo gostarás de território luso, é verdade, não há dúvida. Mas se um dia foste , e ainda serás creio, adepto de geografia, não será por certo nada que tenha a ver com Montanhas e Vales mas sim dos seus meios, as estradas diga-se, essas que permitem percorrer esse bem conhecido território luso em busca desse teu Oriente Aguadeiro!!!
    Eu que não tenho por hábito utilizar esse elemento intuição, fonte de sabedoria, sabedoria essa que se apoia na percepção, desprovida de processos analíticos importantes ao real entendimento, assim invoco e deixo mesmo o repto, agora, a esses calados(as), outrora espectaculares cumplices comentadores sem reservas, "Doutores" do habitual café, Gin Tónico, chá, sei lá, que relaxem, e especulem à vontade!

    Tendo em conta todo este meu texto, temo e vou dizê-lo mesmo, que apesar das minhas próprias especulações inusitadas, é verdade, nada mais que isso, é no entanto de reparar que este jovem repara que nós reparamos em coisas dignas de se reparar! Disto isto, eu que mal tive reparo nessa dignidade, ao que o próprio pode muito bem confirmar e tendo em conta o seu gosto peculiar e selectivo, acredito mesmo que se trata mesmo algo digno de reparar!!! Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. o infante está de volta aos treinos, atentem caríssimos como ele está a dar largas ao seu pé esquerdo. são passes rasgados ao nível de um belíssimo número 10, mas este nosso infante é extremo esquerdo, ou, na nova cultura táctica, um médio interior esquerdo bem aberto... ou seja, os papeis estão invertidos, ele que que a equipa corra por si, quando ele já devia estar em velocidade de ponta atrás da bola. mas chamar os companheiros ao jogo é uma bela atitude, afinal este também pode ser um jogo de equipa, a dois...
    ainda de notar que a crença em mim está em alta!!! vou tentar voltar à forma que me caracterizou, sei que parece faltar um último passe, mas já consigo ver a bola no teu espaço de intervenção, ali mesmo junto à linha.

    ResponderExcluir
  5. L'enfant terrible, Fernando Jorgesábado, janeiro 09, 2010 1:54:00 PM

    Muito bom este jovem, mas da mesma forma que nesse clube rosinha, o Benfica, esse outrora extraordinário jogador de seu nome César Peixoto, lhe foi dado margem para explanar as suas capacidades latentes de nº10 à falta desse constante lesionado, a que com uma cuidada análise se deu bem. Da mesma forma, eu fazendo um desvio ao miolo do campo de jogo posso perfeitamente mostrar que essa posição não me será de todo estranha, e assim efectuar aquelas desmarcações ao nível do chamado "meio golo"!!! Olha que os passes tem sido quase precisos diga-se!!!
    Assim, se pretendes voltar à forma inicial, eu cá estarei à espera desses passes, mas enquanto tens a bola no pé, e por sinal bem colada nele, acho mesmo que vou tetr que esperar muito tempo por essa desmarcação porque essa só pode ser efectuada para a frente e eu estou muito lá trás, na defesa diga-se!

    Quanto ao jogo de equipa, sem margem para dúvida, mas a minha equipa sempre teve pouco jogo de equipa, foi sempre mais cada um por si!!!!

    ResponderExcluir
  6. sai da defesa infante, como alguém disse, muito sabiamente, a melhor defesa é o ataque!
    introduzido o tema destas breves palavras, não que muitas mais possam ser ditas, mas é sempre melhor mostar o caminho e fazer com que o próprio o caminhe... eu levo-te ao branquinho e verás como elas passam música só para ti, te ajudarão a juntar as mesas e fabricarão o melhor dos bolos de chocolate... e se isto não te levar ao ataque, eu faço um balão, tu uma recepção orientada e... um balão também pode ser meio golo!
    frase do dia: A vantagem do amor sobre a libertinagem é a multiplicação dos prazeres.
    ah! mas se o contrário te interessar mais, é favor de seguir ("O amor é a única paixão que não admite nem passado nem futuro" e como se diz por aí, carpe diem... ou vivere o momentu)...

    ResponderExcluir
  7. L'enfant Terrible, Fernando Jorgesegunda-feira, janeiro 11, 2010 4:49:00 PM

    Cada vez mais compreendo a tua palavra, a Paciência! E tomando a frase do dia que referes, cada vez mais acredito que a tua Paciência nada que tem a ver com a causa da multiplicação dos prazeres mas sim com o arrastar do tempo na convicção que o tempo tenha a mágica da resolução. O segredo não está no tempo mas na vontade!!!

    Contra-frase do dia: "O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus."

    ResponderExcluir
  8. isto está muito bonito, frases do dia e coisas lindas... meus queridos meninos, que andam os meninos a tramar, ou andaram a tramar na minha ausência? jorginho, começo por ti, será possivel amar sozinho? digo mais, será possivel amar sem ser amado? bem, amor tratado, e o que vem a ser isso da "paciência" do miguel?
    miguel, tu o que andas a fazer por essa linda terra de portugal? o jorginho está a dizer que tens outro interesse, tens!?! ;)
    beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  9. L'enfant Terrible, Fernando Jorgesegunda-feira, janeiro 11, 2010 10:47:00 PM

    Menina Maria, parece-me que a tua interpretação está completamente incorrecta na minha opinião. Atenta com mais cuidado à contra-frase. Na minha opinião, esta frase não mais se refere ao Amor como um sentimento egoista e possessivo que tem contornos de jaula no que se refere ao amado!
    Quanto ao poder-se amar-se sozinho, claro que se pode amar sozinho, o Amor não carece reciprocidade para despontar, isto diga-se inicialmente, apenas carece de ser atendido para se manter, e mais que provado está que mesmo sendo atendido, nas mãos do tempo, é quando mais depressa desaparece. Isto não dizer que isto do Amor se resuma à matemática do tempo para todos! O que interessa é que Amor deve estar algures escrito nas Estrelas mas nem todos devem partilhar o mesmo céu, parece-me!!!

    Quanto ao interesse do menino Miguel, não é de hoje, pelo menos umas três Primaveras deve existir de reparos dignos e estudos filos´ficos intensos!!!

    Este nº10 é muito jeitoso!!!

    ResponderExcluir
  10. olha quem está de volta!!! vou pegar nas tuas palavras, princeza maria, e coloco nova pergunta ao infante: é mesmo possível amar sozinho? não me parece... (poderiamos falar de uma paixão fogosa...) temo estar a falar por dois, mas estas perguntas apenas foram proporcionadas pela frase, não são perguntas à própria frase.
    os meus interesses tu conheces, são a verdura do campo, a brancura dos flocos de neve, o calor da lareira, o ruído de fundo de um qualquer café, ... se estão aqui ou ali, estão.
    beijo!


    ps.: três primaveras!?!

    ResponderExcluir
  11. L'enfant Terrible, Fernando Jorgeterça-feira, janeiro 12, 2010 6:07:00 PM

    O Jovem Miguel é muito bom, mas vamos tirar os arrebiques à névoa e referir que o que respondi à menina Maria, parece-me, o mais fiel do reconhecer que é mesmo assim. O que vocês gostariam que fosse é, simplesmente, o que vocês gostariam que fosse!

    Quanto à verdura do campo e tudo mais a que te referes, isso é uma perfeita descrição do ambiente circundante a Norte ou a Sul da tua localidade?Digo mais, esse ambiente, nota-se que é inspirador de todo o comentário!!!

    ResponderExcluir
  12. caríssimo infante, a minha pergunta é mesmo muito séria... eu não acho mesmo possivel amar sozinho. bem, mas chega de tretas de amor.
    é verdade que gosto da natureza, não a identifico com norte ou sul, partindo do princípio que a minha localização é o centro... as paisagens deslocam-se com o centro de localização e por vezes estão mesmo no centro!
    porque há coisas que são só paisagem... vou ver um filme.

    ResponderExcluir
  13. L'enfant Terrible, Fernando Jorgequarta-feira, janeiro 13, 2010 12:38:00 AM

    Ai Ai caríssimo José Miguel, não que eu as não tenha, confesso que tenho as minhas, mas pelo menos não tornes aos olhos de outros a frase "eu não acho mesmo possível amar sozinho" uma convicção, porque como dizia um dos teus preferidos "As convicções são as maiores inimigas da verdade, são mais perigosas que as mentiras", acharia mais sensato que dissesses "é impossível viver sem Amor", e cá o digo e confesso independentemente da análise fria que lhe faço!!!

    Sabes, existem duas diferenças entre a medicina e a filosofia, corrije-me caso necessário. A Medicina através dos seus médicos faz o diagnóstico e posteriormente revela a solução, os filósofos ficam-se pela análise da alma humana e delegam a solução ao acaso. Será se calhar por isso que esse filósofo contemporâneo, em parte, diz que "Os filósofos são os empresários do inútil", não sei!!!

    Mas deixemo-nos de tretas sobre o Amor, avante então!!!

    ResponderExcluir
  14. Vais ficar pra mim
    Vais ficar pra sempre aqui
    Vais ficar eu sei
    Vai ser tal qual eu sonhei
    Quando vieres no fim
    Eu ainda vou gostar de ti
    Se tu morreres então, não vou passar do ramadão
    Vais ser mãe solteira
    Eu vou poder até que enfim,
    Ser pai a vida inteira
    Ter quintal e capoeira
    Se tu passares eu não te vou deixar fugir de mim
    Eu não te vou largar
    Vou ser fiel sem me cansar



    Até consigo imaginar a tua cara o meu abraço
    E agora o que é que eu faço, estar a espera ou procurar
    Até consigo imaginar a tua cara o meu abraço
    E agora o que é que eu faço, estar a espera ou procurar



    Vais ser tudo pra mim
    Eu vou calar-me só pra ti
    Deixar contigo a lei
    Esquecer-me tudo aquilo que sei
    Se tu passares meu bem
    Será que vais notar em mim
    Senão eu vou cá estar pronto para te encontrar

    bem, esta música é catita, não sei se ajuda na nossa conversa, mas que eu até penso que sim!
    jorginho, porque devemos nós esconder as nossas convicções? o miguel disse uma das dele e eu partilho-a, mas aqui entre nós, mostrar convicções é bom, mau será não assumir que as de hoje podem não ser as de amanhã... e para completar o comentário a este último comentário... mas que tretas são estas? eu até acho que a filosofia é de uma inutilidade saudavél, mas o que aqui está é algo diferente - acaso!?! não concordo com a observação, a análise dos problemas comporta em si uma direcção e nada deve ao acaso (podia colocar aqui milhentos nomes de senhores que nada deixaram ao acaso, mas deixo que os reveles aqui depois de uma breve/nova reflexão).





    ps.: e se me disseres que o acaso é uma solução, agito a cabeça, coloco o cabelo no seu devido lugar e direi que o efeito borboleta e/ou teoria do caos podiam explicar muita coisa... o big bang também e darwin e a genética e... tomando outras palavras, o acaso de hoje pode deixar de o ser amanhã;)

    ResponderExcluir
  15. L'enfant Terrible, Fernando Jorgequarta-feira, janeiro 13, 2010 6:38:00 PM

    Menina Maria, gosto muito das tuas tentaivas de pôr arrebiques nas frases!
    Se reparares bem no meu anterior comentário, nunca eu me opus a qualquer partilha de convicções, nem nunca disse que mostrar que as convicções era bom ou mau. A frase apenas mostra inconsciência ou não que daqueles que as expôem. Parece-me que quem está a tentar ler na diagonal é a Menina Maria!!!

    Eu sei que percebes perfeitamente a frase transcrita, gostas de folias verbal, o que é bom! Sabes perfeitamente que um mentiroso apesar de mentir está consciente que o que diz é realmente uma mentira, o convicto é de tal forma crente que não tem consciência que apenas prova a força da sua crença e não a sua verdade, digo eu!!!

    Quanto à inutilidade da filosofia, nunca disse que concordavea com a frase nem que a solução era o acaso, existe qualquer distorção do meu discurso da tua parte. Eu apenas fiz uma interpretação da frase. Mas gostei do trocadilho do acaso apoiado no Big Bang e na teria da genética!
    Quanto ao acaso de que falo, é na medida em que o filósfo é o reconhecer mas não do estabelecer, é como o médico me efectuar um diagnóstico e não me passar receita!



    PS: Menina Maria queres falar do acaso a que te reportas, nesse caso tens que te aconselhar com o Jovem Miguel porque da teoria "Não coincidências" não percebo nadinha, ou tu mesmo me podes explicar, se tiveres Paciência!!!

    ResponderExcluir
  16. vou fazer esperar o meu banho uns minutos, mas aqui vai: parece que me tens alguma estima, até já me tens como capaz! gosto de o saber, mas não o sou... bem, claro que eu leio com atenção, ou as minhas fragilidades cerebrais ainda ficavam mais evidente. reparei que gostaste da minha observação sobre o acaso e ela vai mesmo ao encontro do que acabas de dizer, esta analogia com o médico serve perfeitamente... os filosofos, porque o que é a filosofia eu não sei, são mesmo como os médicos, eu sei o que escrevi e lá está isso mesmo, eles passam receitas. podiamos aqui discorrer sobre filosofos totalitários ou totalitaristas, sobre os não totalitários até e veriamos como estes ultimos passam um tipo de receita e aqueles uma outra bem diferente, mas o "não" do não totalitários é um embuste, porque a receita deles é tão totalitária como a outra daqueles que se afirmam como tal e não concebem uma alternativa... e chega destas coisas, ou não tarda estamos a falar de coisas que nada acrescentam ao que aqui nos traz... o que nos traz aqui? (claro que sobre o acaso podia falar com o miguel, mas com ele já eu falei diversas vezes e contigo estou a falar agora!)
    o que aqui me traz é outra coisa, ou outras coisas... vamos falar do que interessa, porque já não te pergunto faz algum tempo e não há coincidências, como estás tu? já aqui vi o miguel mostrar o seu interesse por paisagens dignas de registo e tu, onde pára o teu interesse? em que castelo vais tu encontrar e/ou salvar a tua princesa? (as perguntas são inocentes, não sei de nada...)
    vou tomar banho, vê lá se me respondes com jeitinho, como outros, também gosto de comer bem por conta de uma festa de ajuntamento...



    ps.: e não vi um comentário à canção, então estas últimas questões...

    ResponderExcluir
  17. L'enfant terrible, Fernando Jorgesábado, janeiro 16, 2010 12:40:00 PM

    Olá Menina Maria, agora que tomaste banho e posso dizer que até te sinto de alguma forma cheirosa (Frutis não é?), posso-te dizer que estou bem, obrigado, e contigo passa-se o mesmo estado de graça?
    Quanto à Princesa de que falas irá ser encontrada no Castelo do acaso,naturalmente, assim é que é bonito, não achas? E tu, já tens Castelo onde procurar?

    Quanto à música parece um caso do que realmete foi dito antes, pode-se amar sem ser amado. O autor parece-me que estará nesse estado, não te parece?

    PS: Como vês, até respondi com jeitinho. Aliás nem percebo o comentário, eu sempre respondi com "jeitinho"!!!

    ResponderExcluir