quarta-feira, 30 de setembro de 2009

desta vez não é por portas ou travessas!





bom dia!


muito se tem falado por aqui de ninfas (ninfa deriva do grego nimphe, que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", entre muitos outros significados. as ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas e frequentemente são alvos da luxúria dos sétiros... e dos homens)
e de branco (a cor branca, ou simplesmente o branco, é a junção de todas as cores do espectro de cores. é definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. é a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima), mas o que parecia uma associação privada, será aqui alvo de uma tentativa de pluralização, atentemos.


anda por aí, ou mesmo por aqui, quem, com muita frequência, fale desse ser capaz de preencher o imaginário de qualquer marinheiro de água doce, de qualquer aventureiro e caminheiro de trilhos e veredas difíceis. diga-se em bom da verdade que falar até me parece pouco, porque o que realmente se desvela é a busca por esse ser.

é de notar que nem só de tempo se faz o objecto do nosso conhecimento, este fica claro que pertence a um ainda presente, também o espaço é de real importância, mais ainda para perceber as relações mais fugidias. o porto, cidade, é conhecida pela sua peculiar luminosidade, o que muitos dizem ser a falta de luz, o cinzentismo caracteristico, é na verdade uma luz produto do reflexo nas belas estruturas e que nos deixa sempre a pensar que o sol não é suficiente para iluninar quer os nossos olhos, quer os objectos do nosso olhar. aqui entra o branco, porque o porto não tem branco, ou muito branco, e a descoberta dessa cor, parecendo de pouca importância aos menos atentos, é como que a descoberta do caminho para o desvelamento. perguntarão, e as ninfas? as ninfas não estão ao alcance de qualquer um e não se deixam ver pelo que tenta o caminho mais facil - dirigir os passos a um qualquer pedaço de água ou aglumerado de árvores seria muito facil... os eleitos são aqueles que realmente ousam pensar - sapere aude! - e esses são mesmo os guias dos tempos que virão. não lhes sigam os passos, sigam-lhes a labuta!


beijos e até já.

17 comentários:

  1. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, setembro 30, 2009 3:18:00 PM

    Isto tudo para dizer que esse menino está encantado com esse espaço Branco e tudo o que comporta no seu interior e exterior!!

    ResponderExcluir
  2. ó jorginho, isto tudo é a falar de ti!?! ;)
    acho que está aqui um texto muito bonito, não o tinha visto como uma sugestão a ti, mas agora que reparo bem no conteudo e nas referências ao já dito aqui e acolá, sim!, és capaz de ter razão... ou tem o miguel razão! o porto tem mesmo uma luminosidade especial, muito bonita e que nos faz sempre envoltos numa sombra de... bem, mas o certo é que a história desta nossa cidade sempre se fez de visionários, ela sempre foi rica em mentes evoluidas e que buscavam a luz daquelas sombras, sim, porque para existirem sombras é necessária a respectiva fonte de iluminação...
    jorginho, os teus passos marcarão um novo compasso!!!

    ResponderExcluir
  3. Lénfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, outubro 01, 2009 2:20:00 PM

    Menina Maria, de que forma é que os meus passos marcarão um novo compasso e até fonte de iluminação? Deves saber algo que eu não sei, e mais, a verdade é que quem faz tal descrição como o menino Miguel faz é porque lhe tocou no fundo da alma e como descreveste antriormente e eu deprendo tu não encaixas na realização mas no protagonismo, pois é menina!!!

    ResponderExcluir
  4. é como te digo jorginho, não sei porque andas sempre a fugir, quando dificilmente te poderás esconder... para sempre!
    com uma leitura mais atenta, e deixei isso claro nos meus comentários, verás que eu não sou protagonista, menos ainda de videos de dois tostões... mas isso ficará sempre ao critério dos sonhos alheios, nesses não há contratos ou autorizações... os meus filmes realizo eu, todos os dias - não os vês por aqui!?!
    pelo post e pela tua reacção, julgo que é a ti que pertence a patente, logo és o novo guia ;)
    mas diz-me, para terminar, não achas que o porto nos toca sempre? até ao menino miguel... o porto!

    ResponderExcluir
  5. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, outubro 01, 2009 9:13:00 PM

    Sim, o Porto toca a todos, e um dia, o Infante "qui ce moi" voltará à alegria dessa Invicta que segundo parece carece da minha Luz, não nas minhas palavras, eu que estou sempre atento não parecendo, percebo que não gostas de ser o guia mas ser guiada, isto pelo descartar da posição, digo eu, e já que a patente é minha a menina Maria me anda a tirar o protagonismo há que pagar os devidos créditos!!!

    Quanto ao menino José Miguel, esse manhoso Realizador de filmes acompanhado da sua produtora preferida de Filmes a Preto e Branco, é o autor mais brilhante de grandes produções cinematográficas além de me parecer que é grande protagonista!!!

    Resumindo, um dia a alegria voltará à INVICTA, isto porque dizia não sei quem "A alegria é a coisa mais séria da nossa vida!"

    ResponderExcluir
  6. tenho que colocar alguma ordem aqui... eu não referi ninguém, mas ao que parece o nosso infante logo se deu como o alvo deste post... eu não sou realizador além dos meus filmes, esses que nem passam antes das 22h30 e sempre ficam no privado de uma conversa "nonsense" - não é infante!?! mas do protagonismo podemos falar, porque eu, que nem sou nada egocêntrico, deixo sempre esse lugar para o outro.
    reparo que se alongou o debate sobre essa linda cidade, acho bem!, mas é preciso notar que a fotografia que acompanha o post também já merecia uma atençãozinha...



    ps.: maria, olha que o infante quer mesmo voltar ao porto... brancura ou... morena!?!

    ResponderExcluir
  7. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, outubro 02, 2009 2:09:00 PM

    Não consigo ver a imagem, não sei porquê?

    ResponderExcluir
  8. o que queres tu que se diga da imagem!?! a fotografia é muito bem feita e a menina é uma modelo fotográfica jeitosa... de resto, não concordo com o que achas dela, por favor!
    ooohhh! o jorginho não consegue ver a menina, de quem até deve gostar... ainda que já tenha percebido que os vossos gostos são ligeiramente, ou muito, ao lado.
    já agora, do miguel eu já sei, mas, josginho, qual é a tua parte favorita do corpo fenino?

    ResponderExcluir
  9. L'enfant terrible, Fernando Jorgeterça-feira, outubro 06, 2009 1:54:00 PM

    Menina Maria como dizia um Senhor e eu tendo a concordar - "Uma mulher bonita não é aquela a quem se elogia as pernas ou os braços, mas aquela cuja a inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas", não sei se concordas ou não?

    Uma coisa concordo contigo, a menina Kate Moss parece-me que sem os adornos naturais à profissão não será, na minha opinião, talvez o melhor exemplar, mas não deixa de ter o seu quê de "Femme Fatale"!!! Um bom exemplo será na minha opinião a Rita Guerra, isso sim de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  10. a tua frase é muito bonita, mas deixa-a para o teu amorzinho... eu não quero dizer que não olhas para outras, mas diz-me lá, um ponto em particular deve chamar mais a tua atenção.
    queria férias...

    ResponderExcluir
  11. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, outubro 08, 2009 2:16:00 PM

    Amorzinho??? Qual amorzinho??? Não percebo esse comentário amoroso!!! Continuas num filme antigo com produção não sei de quem!!! Tens que me dizer quem é o meu amorzinho!!!

    Todas as outras são susceptiveis do olhar, quem não quiser ser olhada que fique em casa, e os pontos em particular que me merecem atenção são aqueles se evidenciam pela particulariedade que promovem no momento!!!
    Estás mesmo a precisar de férias, e com mais uns cafés á beira-rio poderás actualizar o Amor que anda no ar mas não o meu porque esse facto está-me a passar ao lado de momento!!!

    Este maça passou para quem de direito, a ver!

    ResponderExcluir
  12. os clássicos são sempre clássicos... um bom filme fica sempre marcado e eu nem gosto nada de cinema, não percebo nadinha.
    os cafés acontecem com regularidade suficiente, muitos podem acabar com tudo... olha, por falar nisso, olhar muito também pode acabar com tudo, o olhar deve ser directo e sem rodeios, mas curto ;) num segundo momento, aquele em que ela já olha, aí sim, olha novamente, mas com uma certa graça...

    ResponderExcluir
  13. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, outubro 09, 2009 12:59:00 PM

    Menina Maria se é assim que a psicologia feminina do olhar funciona, então não tenho nada a contra-pôr, quem melhor que alguém que pertence ao seu Mundo para o melhor descrever!!! Não te preocupes com o meu olhar porque o meu olhar não carece de muita atenção, é rápido e preciso mesmo quando o "objecto" deveria suscitar mais atenção, mesmo assim é não é por qualquer tipo de desconsideração pode é acabar com tudo assim de repente!!!

    ResponderExcluir
  14. coisa mais fofa, jorginho de seu nome, eu não me preocupo! eu sei que estás no bom caminho... aqui o miguel já me disse de uma menina inês, mas não diz mais nada... fogo, quero saber tudo... de alguma forma eu sou uma boa confidente, aqui!
    e já sabes que este menino vai dar aulas a dezanove mulheres? - ele diz que ainda não sabes... é verdade, ele e dezanove mulheres numa sala de aula. está tramado!
    bem, mas não te esqueças de me contar da menina...

    ResponderExcluir
  15. L'enfant terrible, Fernando Jorgeterça-feira, outubro 13, 2009 6:51:00 PM

    Ainda bem Trevozinho, estou mais despreocupado com a tua despreocupação, avante com a animação então!!!

    19 meninas mulheres? Já estou a ver agora qual será o objecto de estudo dessa disciplina, mais, ele agora não vai levar quaisquer calças para as aulas mas será sim obrigado a tirá-las ele próprio, muito bom esse menino!!! Aíííííí!!!

    Quanto à menina (muito meloso e fraquinho esse Jovem) tem por nome Inês de Saint-Maurice Esteves Victorino d'Almeida é uma actriz Portuguesa e segundo sei vive em Paris de França profissionalissima na vertente alternativa da Sétima Arte, parece-me, e revelou-se agora como cantora profissional, isto porque não terá a melhor das vozes mas pagam-lhe para o efeito!!! Do resto não me lembro porque o última àgua tónica que bebi não estava de acordo com a norma ISO6969, há efectuar uma clara inpsecção aos bares da Invicta, que me lembre assim de repente!

    ResponderExcluir
  16. gosto das tuas piadas infante!
    a àgua tónica nunca fez bem a ninguém, não sei porque continuas a colocar essa coisa no teu gin... agora, como é hábito, a memória recente foi-se!...
    é verdade, vou trabalhar com dezanove meninas (das quais ainda não sei nada, amanhã...). aquilo não vai ser facil, mas as coisas faceis só servem os pobres de espírito... depois organizamos uma visita a terras de castelo e lendas, vinhos e vinhas, ...

    ResponderExcluir
  17. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, outubro 14, 2009 2:12:00 PM

    Oh menino Miguel então? Essa aventura de que falas não tem nada de difícil, se utilizares a técnica do costume, olhinhos esbugalhados, voz melosa e um RRRRRR o tema diário será explanado de forma convincente de tal forma que se surgirem dúvidas é fora do horário extra-curicular, naturalmente! Já tens gabinete para o efeito ou pretendes montar uma "tenda" nas imediações dessa escola para facultar a ajuda necessária, muito bom que tu és menino, vais provocar "lamaçal"!!!

    Quanto à minha memória é de facto prodigiosa e afinada com a circunstância, mas de momento a circunstância está-me a passar ao lado!!! No entanto és capaz de acordar comigo que se não formatas a memória não te podes afinar com o presente!!!

    ResponderExcluir