terça-feira, 19 de maio de 2009

"aletheia"


bom dia!
Hoje apresento mais uma proposta para exercitar a massa viperina rosa destes que me acompanham num espaço virtual e anarca. Bem, hoje acordei com dúvidas e ao abrir este blog confirmo que as minhas dúvidas tinham razão de ser - o real é uma construção, hoje creio que a ele (como "O REAL") não temos acesso, talvez tenhamos a um conjunto de fenomenos contruidos sabe-se lá bem como
, mas ainda assim não devemos deixar de o perseguir. O nosso infante continua a fazer leituras na diagonal e a responder com uma realidade que me é desconhecida ou completamente inacessivel (a diagonal proporcionará um real diferente da horizontal...). Ele atira as suas respostas construindo uma realidade outra, bem gira de se ver, porque arde como ele gosta, mas que continuo a dizer ser distante da que eu vou desvelando. Mas chega de tretas, o que aqui se deve tratar é: de onde estão a sair as pedrinhas que este infante atira da sua FISGA? Já disse que FREUD poderia ajudar este que vos escreve a melhor entender e aquele que de FISGA atira sem mais... como diz o outro, podes fugir, mas não te podes esconder, ou melhor dizendo, um dia ainda te apanhamos de mão na FISGA e compreenderemos o que anda por aí em forma de desejo recalcado ("há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia"... serão mistérios da química!?!)
beijo e até já

12 comentários:

  1. L'enfant terrible, Fernando Jorgeterça-feira, maio 19, 2009 9:46:00 PM

    Boa noite caras e caríssimas!!!

    Jovem José Miguel, gostei muito da palavra "aletheia", Grega não é, e representa bem o teu POST. Mais, tem um soletrar muito calmo e sensual, só mostra o estado de espírito amoroso em que o Jovem se apresenta!!!

    Na procura dessa palavra e seu significado, não é que no mesmo instante fiquei esclarecido e encontrei a melhor resposta para este menino à luz da sua sabedoria académica que a passarei a transcrever. Digo eu que esta será a melhor resposta para este jovem não porque ele a irá aceitar como irrefutável, mas porque lhe reconheço a assertividade cega com que presa esta personalidade anciã sem sequer a pôr em causa, permissa esta que me leva a dizer que dificilmente serei contrariado. Ora então:

    "Aristóteles, filósofo grego, propondo uma teoria da verdade, disse que a verdade é dizer sobre algo aquilo que de fato ele é, ou dizer aquilo que ele não é. Quando dizemos: a água é translúcida. Estamos falando a verdade, pois estamos dizendo da água aqui que lhe é próprio e podemos verificar experimentalmente tal qualidade."

    Agora pergunto maninho Miguel onde está a experiêncial visual que recentemente invocas para essas tais fisgadelas, acho que deverás ter melhores histórias para contar do que a minha...estarei errado...


    Fisgadelas...nelas!!!

    ResponderExcluir
  2. bom dia!
    começar por estabelecer algumas correcções necessárias para a nossa animada troca de pedrinhas... repara no texto que está do lado direito da imagem infante, parece-te próximo dessa definição que avanças, a de Aristóteles? pois não é! "aletheia" significa realmente "verdade", mas não uma qualquer, a desvelada, porque a verdade não está aí à mão de semear... temos que procurar limpar tudo o que a envolve, tirar tudo o que não interessa e só nos afasta... bem, nem vou dizer para conferir com Heidegger... no fundo para dizer que temos acesso aos sendos, não ao ser! ORA, é aqui que a porca dá as devidas voltas ao seu lindo rabo, é aqui que quero chegar, porque eu ainda não vi realmente tudo, quero dizer, eu vejo as pedrinhas aqui e ali e acolá, mas não compreendo, ainda, a sua origem. simplificando, porque não tenho acesso a tudo, pergunto: será química? porque andas a corar muitíssimo...

    ResponderExcluir
  3. ai, ai, ai, ai, ai, ai;
    puerto rico!
    infante, diz-me lá o que andas a fazer, em que pensas ou porque continuas a atirar para cima dos outros esse "estado de espírito amoroso em que o Jovem se apresenta"?
    ai, ai, ai, ai, ai, ai;
    senhor FREUD!

    ResponderExcluir
  4. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, maio 20, 2009 2:17:00 PM

    Jovem José Miguel, não fui eu que lancei o POST, sendo assim o FREUD não me pode explicar, nem sequer me podem dizer que estou a projectar!!!
    No entanto eu digo-te o que ando a fazer, conheces aquela tecla "||", exactamente, "Stand By" ou "Pause"! Já agora eu não coro, trata-se de um fenómeno físico, absorvo todas as cores menos a vermelha, mas isso é do calor!!! O mesmo não se pode atribuir já que sonhas com as Ninfas do Douro!!!

    ResponderExcluir
  5. é verdade, o rio douro, a cidade do porto mesmo, exerce sobre mim um poder interessante. ela está cheia de histórias e o mais interessante é que começo a perceber que quanto mais ando por lá, mais gosto!
    bem, mas não é isto que cá estamos, volto a insistir que o "projectar" é dificil, para não dizer impossivel, de evitar e é evidente estás a atirar para cima da minha pessoa algo que estás a sentir no presente! se estás em "pause", talvez voltes ao "play" em breve... já quanto à explicação do "corar", não me satisfaz e avanço outra - A tontura inicial que surge quando estamos apaixonandos inclui uma aceleração do coração, rubor na pele e humidade nas mãos. três elementos químicos participam desta conjectura e também da digestão do chocolate, a saber: A dopamina é considerada o "elemento químico do prazer", que produz a sensação de felicidade; A norepinefrina é semelhante à adrenalina e causa a aceleração do coração e a excitação; Níveis mais baixos de serotonina faz com que os circuitos nervosos associados à avaliação dos outros sejam reprimidos.
    por hoje chega, eu terei todo o gosto em continuar a estudar química, mas vou com calma nessa partilha!!!

    ResponderExcluir
  6. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, maio 20, 2009 10:32:00 PM

    Depois de ler este comentário com conteúdo muito interessante, tenho a dizer que a próxima compra necessária será umas quantas caixas de chocolate em pó para enrolar tipo CHAMON e fumar para ficar várias horas em estado de "chocolate" e sempre em "play" tântrico!!!

    PS: Vejo que as Ninfas do Douro parecem ser musas de inspiração para este jovem tendo em conta este comentário ao nível de alguém em estado amoroso!!!

    ResponderExcluir
  7. o douro tem realmente muito para revelar!
    infante, deixa-te dessas coisas, quem precisa de chocolate se pode ter uma fonte bem melhor, do tipo energias renovaveis!?! olha, conta histórias...

    ResponderExcluir
  8. L'enfant terrible, Fernando Jorgequinta-feira, maio 21, 2009 9:46:00 PM

    As histórias não fazem futuro só explicam o presente e o futuro envelhece!!! Ou não?

    ResponderExcluir
  9. a história participa do futuro, mesmo se por ela entenderes o passado... mas não quero transformas isto num blog de reflexão. as histórias de que falava são outras, aquelas dos contos de fadas!!!

    ResponderExcluir
  10. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, maio 22, 2009 2:36:00 PM

    Então, descreve aí um conto de Fadas.

    ResponderExcluir
  11. ingredientes base:
    - um principe
    - uma princesa (estes dois primeiros podes ser substituidos por animais antropomorfizados...)
    - um "era uma vez"
    - um desenvolvimento rápido - não se faz esperar uma menina!
    - um final feliz (ou um final rico ao nivel da moral; exemplo deste é a história da carochinha)
    (...)
    depois de encontrados os ingredientes, devemos incorporar bem uns nos outros, para que a história seja apelativa!
    bem, não sei se estás satisfeito com a simples receita, que ao não ser descrição, permite uma construção mais livre.
    diverte-te!

    ResponderExcluir
  12. L'enfant terrible, Fernando Jorgesexta-feira, maio 22, 2009 4:58:00 PM

    Onde é que encaixa a ervilha nisto tudo, a sua moral? A ervilha é o percalço menor?

    ResponderExcluir