quinta-feira, 26 de março de 2009

20º) O abismo da escola!!!


Estamos perante o desvirtuar dessa grande escola pseudo-instituida de onde saíram valorosos e virtuosos alunos, incluindo-me eu próprio.
Chegaram-me relatos nefastos que este dedicado MESTRE dessa escola que possuía belos e reluzentes cabelos e que se rege por linhas rígidamente filosóficas do Amor rapou completamente o cabelo!!!

De reparo, que numa primeira acção aparou simplesmente as pontas espigadas e algumas jovens apreciaram, e já outras mostraram o seu profundo desagrado!!! Deparamo-nos agora com um corte integral, e isto direi eu, será um passo para integrar uma escola ainda mais rígida de seu nome Academia Militar Feminina onde poderá explanar todas as suas teorias filosóficas de índole amorosa!!!
Estará o Mestre a tentar subjugar o Universo feminino começando talvez por um Universo mais implacável que é este que se apresenta? Serão estas as próximas bases de uma melhor sedimentação dessa Cartilha Amorosa? Será uma boa escola de vida certamente!!!

18 comentários:

  1. o "abismo" é a metafora do quão aquém fica o conhecimento do Homem face a uma realidade complexa. muito se fez como ponte entre a nossa linitada inteligibilidade e a dita realidade, prestamos atenção ao mito e ao rito, origem das religiões modernas. ambas são pontes que fazem do inexplicavél aceitavel e confortavel...
    bem, mas esta não é, nem pretendo que seja, uma lição de antropologia religiosa ou cognitiva ou filosófica ou simplesmente de antropologia. mas este menino que quer afirmar a sua posição na escola que tão brutalmente defende, mesmo com tentativa de fazer cair quem a fundou, está a precipitar-se dia após dia!
    a próxima ponte a ser construida nem o senhor Damásio a vê naquelas imagens coloridas que faz por mapear o nosso tão ridiculo cérebro, a próxima será mesmo física! quando usada todo o nosso cérebro ficará de uma só cor, encarnado!!!

    beijos e até já

    ResponderExcluir
  2. Senhor José Miguel - "fazer cair quem a fundou" - longe de mim tal vontade de destronar essa Lenda, gosto muito da minha posição dual entre os valores rígidos dessa bela escola e o romper dos mesmos! Essa é a parte mais interessante, como as faces de uma mesma moeda, o todo é explicado pelas singulariedades e não vice-versa! Este é o processo mais correcto do meu ponto vista, assumir todas as posições sem se misturar com elas e encontrar um maior e mais harmonioso significado.
    A escola entregue a quem de direito(muito bonita por sinal), e acho que deve continuar na perseguição do encurtar dessa ponte entre o intelegível e o prático, sendo que na minha humilde opinião as Religiões não são um bom exemplo, elas meramente são um caminho para Deus, último refúgio do inexplicável, não para a inteligência, para esse Animal "Inteligente" e motivo primeiro de Guerras Mundiais desde dos primórdios da História!!!

    Senhor José Miguel ao seu devido TRONO, eu gosto de ser aluno, assim sempre posso dizer barbaridades que sempre tenho desculpa, O MESTRE não se compara ao aluno, de todo, tenho muito para aprender, estou ansioso por fazer um mestrado já referido anteriormente!!!


    Antropologia e Metafísca para todos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aristóteles, esse que foi mestre de Alexandre o "Grande", deixou-nos a mensagem de que o todo está mesmo antes das partes... não sei, mas hoje também penso assim!
    beijo e até já

    ResponderExcluir
  4. Não podes pegar num grão de areia e chamar-lhe Praia, ou mesmo numa corda e chamar-lhe guitarra, podes?
    Se não reunes todos factos, não descriminas diferentes todos que poderão ter factos comuns!!!

    ResponderExcluir
  5. Ao olhar, sem ver, pensei tratar-se de um desfile da Mocidade Portuguesa. Saudosismo desinteligente, pequeno e amargo. Olhando com um pouco mais de atenção tal seria impossivél, são femeas de "trancas" à mostra, nem o António de Santa Comba, nem o seu amigo e confidente Cerejeira o deixariam...
    Já agora meus srs escribas e se introduzissem temas actuais, ex: será o dogma da igreja católica mais importante que salvar vidas..sim o uso desse utensilio outrora desactualizado, que a patologia HIV trouxe de novo para ribalta, que saudades da velha sifilis...

    ResponderExcluir
  6. Não sei quem é este(a) Senhor(a) Anônimo que escreve em último, mas pergunto-lhe eu, "Dogma da igreja católica"??? Preocupaste com pseudo-partidos que não influência em nada a tua liberdade de pensamento e vontade própria!!! Diz-me, as barbaridades do Clero vão à Assembleia da República para serem aprovadas em Decreto de Lei sequer?
    Tens que te preocupar com o Sócrates que ele prometeu 150 mil postos de trabalho mas não deves ser um dos escolhidos para o efeito!!!

    Já agora, em que é que o tema trazido pelo comentário anterior se relaciona com âmbito do BLOG???

    ResponderExcluir
  7. quebram-se os dogmas e deixa-se de ter uma igreja. querem ouvir o santissimo padre dizer que o uso do preservativo é uma escolha para o sexo seguro? querem ouvir dizer que os homosexuais são pessoas? querem mais o quê? carissimos, sentemo-nos numa bela esplanada a falar de coisas menos interessantes, essas outras só o tempo e a nova palavra do Senhor poderão mudar (ainda que isto não represente um deitar da toalha ao chão, antes perceber que perante o abismo que divide a nossa inteligibilidade e o real cada um ergue a ponte que mais lhe convém, ora, é essa mesma ponte que devemos pensar, toda ela, não só um parafuso... até Eiffel fez umas belas obras cheias de parafusos, mas é o todo que interessa!). para já proponho que se debata o que devemos pedir na esplanada para acompanhar uns belos camarões salteados - cerveja ou um espumante?
    ah! e que se marque mesmo a tal reunião...

    beijos e até já

    ResponderExcluir
  8. Qual reunião, para debate sobre a igreja? Deixem os Padres sossegados com as suas Freiras, nada que um acto de contrição não cure no acto de confissão. Nunca ouviram o termo "Sacred Sin", é a qualificação dada ao que se passa dentro de um convento, fora é qualificado de "Sinister"!!!


    O que interessa é que se façam muitas novelas e com muitos "artistas", isso é que está na moda caríssimos, andam aí de mansinho e nas casas mais convenientes esses agentes da arte dos prefixos, nem todos tem um rabinho igual!!!
    Infortúnio dos infortúnios!!!

    ResponderExcluir
  9. Caro FJMS
    o anónimo sou Eu meu caro..mesmo v/grandiosidade se esconde atrás de um fjms.. Pelo menos eu, o anónimo, sou apenas isso mesmo..
    Quanto aos camarões, parece-me muito bem e com umas ostras ao natural, apenas com 4 ou 5 gotas se sumo de limão português, para degustação liquida? um verdadeiro champagne françês, D.Perignon, Gordon Mumm, escolham voçÊs.
    Durante tão elegante repasto podem discutir Friedrich Nietzsche,"Deus existe, mas já morreu" ou então literatura tão actual e actualizada como "O Processo", porventura ao passar neste limbo de inteligência, que é própria vida e o seu mistério..
    sempre vosso,
    O "Anónimo"

    ResponderExcluir
  10. quanto a comentários politicos fica este do pensador do último post:"Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos".
    Como cada um de vós se sente???...
    O "Anónimo"

    ResponderExcluir
  11. L'enfant terrible, Fernando Jorgesegunda-feira, março 30, 2009 9:43:00 PM

    Direi, numa constante transição entre os dois estados, o apartidarismo permite-o!!!

    E a partir de hoje deixo a máscara e a assinatura será renovada.

    ResponderExcluir
  12. enquanto ouço algo muito bonito e que aconselho Fleet Foxes, leio o que escrevem estes carrissimos meninos... bem, começar por dizer que o repasto na esplanada também é para Anonimos, eu próprio o sou. dizer ao outro que ser artista de novela e ser convidado para viver na cidade "Luz" não é, realmente, para todos, mas o teu dia chegará, eu farei por isso recusando todos os convites, lembra como já recusei Bilbau, Genebra, ... continuando, as leituras supra referidas são realmente interessantes, mas neste momento ocupo-me com outras, não que já seja o super-homem que um referiu, não!, mas também já não sou o camelo (se me entende na metafora do mesmo autor)! deixo uma outra referência bibliografica Sófocles e algumas das suas tragédias - escolham, é sempre bom procurar! (entretanto já ouço Jaco Postorius!!!)
    gostava de discutir o comentário político, que me parece bem pertinente, mas fica para uma próxima o desenvolvimento, porque este que vos escreve estará sempre atento.
    “Pesa-nos a autoridade, atrofia-nos a disciplina, seduz-nos o hiper-criticismo por motivos fúteis, parece-nos salutar entretenimento descartar homens e destruir governos”

    beijos e até já

    ResponderExcluir
  13. L'enfant terrible, Fernando Jorgeterça-feira, março 31, 2009 3:43:00 PM

    Por acaso alguém conhece este(a) que se auto-denomina "Anónimo"? Começo a ficar confuso com esta personagem e com outros anónimos, nunca sei a quem estou a ripostar!!!
    Como era de sua vontade revelei-me através de nome próprio, não exijo, apenas gostaria a mesma atitude não para comigo mas para com todos!!!

    ResponderExcluir
  14. Em 1º. o meu obrigado ao Miguel pelo convite e por perceber que temos todos um pouco de anónimo, será como de louco e criança??...
    Em 2º. meu Cantona da escrita, a denominação é sua exmo.sr Fernando Jorge, prazer.
    Voçê efectivamente revelou-se, não que já não o tivesse feito através de tão laboriosa escrita, teclando ao infinito...mas....a revelação do anónimo...não será imediata, não pelo o próprio, a revelação do "Anónimo" não é quando algo ou alguém o deseje, mas a exemplo da maior das revelações: estará já o Universo preparado para a mesma??? Garanto-lhe que esta revelação, do anonimato, poderá ser um flop, lembra-se do 3º.segredo de Fátima?? Por vezes o mistério é-perdoe-me a presunção- mais belo do que a revelação. Imagine que pode ser Diana Chaves que na procura de romantismo acidentalmente entrou por este venenorosa acidentalmente...ou que alguém de espirito "Pessoano" o fez??? Imaginação, esse torpor da alma humana, insondavél e por descobrir...
    E algum politico, figura pública, farto de certezas, liberto de toda e qualquer amarra politico-ideológica o faz na intimidade do seu ser, de forma liberta sem racionalizações de qualquer tipo...
    Por mim erá um prazer continuar a estimular-me neste blog, no entanto revelo-lhe apenas isto...pessoalmente não me conhece...terá que continuar a fazer apreciações subjectivas através da escrita, lentamente, saboriando cada linha, tal como eu, o "Anónimo" o faço...
    até breve

    ResponderExcluir
  15. L'enfant terrible, Fernando Jorgeterça-feira, março 31, 2009 11:49:00 PM

    Desde já agradeço a sua estima e admiração caro Anónimo, penso que é assim que ser tratado!!!
    O nome Anónimo não me faz qualquer confusão por simplemente sê-lo, desde que o faças subscrevendo o teu comentário como já fizeste como "Anónimo", assim farás a diferença dos demais Anónimos.
    Realçando de alguma forma a minha capacidade de análise, e com alguma perspicácia reunindo da melhor forma os factos, posso quase com total confiança declarar que não te poderás esconder para sempre atrás das estrelas, e eu de forma alguma insistirei na revelação de seu nome.

    Certo estou de uma coisa, "a empatia e cumplicidade que nos une, faz-me acreditar que o limite ficou preso no passado" e desta forma posso de melhor forma dirigir-me a sua pessoa no futuro!!!


    Saudações filosóficas!!!

    ResponderExcluir
  16. bom dia carissimos meninos e menina gi!
    antes demais responder a tão pertinente questão - "... como de louco e criança?" - sim! eu próprio sou um menino anônimo, um menino criança e um menino louco. ora, como se pode ver sou um espírito muito saudavel, mas para que quero eu menos saude!? quero perto de mim quem me faz cair num e noutro excesso, que me faz sentir... hoje estou piegas, mas esta música deixa-me assim, voces entendem... (vou colocar outra...)
    (não sei se me fará bem, mas aqui vai com john coltrane.) vou deixar-vos com uma breve passagem de um senhor que sabe escrever "O homem nem sequer é superior ao seu venerável pai - o macaco: excepto em duas coisas tenebrosas - o sofrimento moral e o sofrimento social" definitivamente sim, loucos e crianças... (não me apetece escrever mais...)

    beijo e até já

    ResponderExcluir
  17. L'enfant terrible, Fernando Jorgequarta-feira, abril 01, 2009 5:44:00 PM

    Se esse Senhor cita essas duas excepções como tenebrosas, porque as qualifica anteriormente de superiores, paradoxo ou estou errado?

    ResponderExcluir
  18. o sofrimento moral e social são realmente coisas tenebrosas, que nos inibem. somos animais, somos loucos e crianças e essa é a nossa condição! mas guardamos tudo isso em nome de algo que nem sabemos bem o que é, mas que acreditamos trazer vantagens... trará, mas os custos ainda não estão calculados... paradoxo!? sim, o que o Homem promove para se fazer humano.

    beijo e até já

    ResponderExcluir