sexta-feira, 14 de maio de 2010

Esta época lanço a minha flecha!!!



Bem caríssimos, eu sei, eu sei...aliás sabemos todos que este o silêncio não é o propósito deste espaço lúdico, que alegra, até mais os nossos irmãos do outro lado do atlântico que a nós próprios, estes que a certa altura foram descobertos por um dos nossos e tiveram a feliz ou infeliz ideia de adoptar a nossa língua. A língua daquele, o “mirolho”! Eles próprios um dia dirão de si da sua felicidade linguistica!
Bem, prosseguindo. O que me leva a este novíssimo Post é um problema intimamente pessoal. É verdade! Quando este espaço foi criado, com aquele entusiasmo, diga-se assim de repente, seria suposto perservar esse tal entusiasmo?! Errado, digo eu, e escreva-se! Como tudo na vida, o entusiasmo é o chamado “fogo de palha” depois...
Então qual é o problema do meu intimo? Isso mesmo, Incontinência verbal!
Já consultei todos os especialistas nesta matéria – problema – que me pôe assim...
Expús o meu caso e todos os antecedentes a todos os reputadíssimos especialistas, e todos foram perentórios no diagnóstico; “O seu problema está nos antecedentes!”, ao que retorqui “Não pode!”. Então ele muito consciente da gravidade do meu diagnóstico aconselhou-me, “Você não prenda isso, esse acto é prejudicial à sua boa saúde!”. E eu, temeroso com o aviso dele perguntei-lhe, “Então Srº Drº Jacinto Coxo, como devo proceder?”, ao que ele rápidamente me respondeu, “solte-me esse antecedente já!”

Então, suas venenosas e venenosos, o que me traz aqui é mais um antecedente súbtil do vento ártico à custa dessa incontinência verbal que me pôe a língua frouxa!
Hoje mesmo tivemos um grande exemplo do poder da religião para a reunião de centenas de pessoas. Esta reunião eleva-se da convicção comum de todos aqueles convictos que amam um Senhor que nunca viram! Nada contra, a fé toma todas as formas na moldura da cada um. “Feliz daquele que acredita sem ver!”, é verdade!
Mais tarde teremos esse especial Mundial de Futebol, que mais uma vez vai reunir milhões de compatriotas em Amor e apoio ao seu País na vertente desportiva! Espero ter tolerância de ponte ou mesmo falta justificada, isto se tiver justificação para justifica-lo!
No entanto o que me traz aqui não são as justificativas anteriores, mas sim essa arte centenária em forma de côr e som que não será a primeira nem a sexta mas a Sétima arte!
Este antecedente trata-se mesmo de um hino a esse anti-herói, o Robin Hood! Esse que vivia em liberdade na floresta de Sherwood, e chegava a bons fins por meios menos correctos!
Não que eu queira desconsiderar Robin Hood pela sua forma de proceder, apenas quero dizer que este não media esforços para alcançar os seus intentos, e nessa busca afortunadamente arrebatar o coração dessa Lady Marian! Aliás, este poderia ser um bom filme de época para ver!
Se por um lado temos a religião e o futebol, entre outros, como o aproximar, o confraternizar, o comungar da mesma convicção de um grupo ou uma nação, temos por outro lado a Sétima Arte o meio mais Robin Hoodesco de um aproximar mais restrito a uma, se calhar, bem-vinda Lady Marian!



PS: Srº Drº Jacinto Coxo, segui o seu conselho e...mais um antecedente no lugar de sempre.

4 comentários:

  1. meu mui querido infante de saga, reparo que estás a ser acompanhado por um excelentíssimo senhor doutor e que mais um antecedente está no seu lugar devido - aqui entre nós, bem largo, que esse lugar seja o seu lugar... claro está que muitos outros já lá estão e muitos outros para lá irão - não para o Irão, porque por lá já se tratam muitos antecedentes e coisas que tal...
    bem, este espaço tem os seus antecedentes, mas o que realmente me interessa é que cada contributo seja o mais pertinente possivel... para isso não vou comentar a visita papal nem, para já, o mundial de futebol, mas quero aqui deixar bem claras as minhas duvidas, as mais latentes e profundas: a quem queres tu mostrar essa estória agora tornada um filme? que antecedente ainda está latente, e por resolver, para que essa estória ainda te sirva de metáfora? - aqui levanta-se uma outra grande dúvida: se existe incontinência verbal, já não deveriam estar mais antecedentes resolvidos?...
    infante de saga, agora sim, está devolvida a verdadeira finalidade deste espaço e este deixo aqui uma pequena citação "Do Fernando Jorge, e sao sempre boatos da reacçao, ouvi dizer qua anda a faltar aos treinos, porque jà arranjou acasalamento; hà peixe novo na costa e consta que nao é de Sto Tirso."
    disse!

    ResponderExcluir
  2. Bem, começando pelo fim que me parece um bocado estranho, isto diga-se, no finalizar da citação da mesma, o Post é claramente confirmado pelo paradoxo lógico do discurso apresentado do menino José Miguel!
    Explicando. Isto precisamente numa Quinta-Feira pela hora do café que se segue ao natural almoço, vejo-me de repente de compromisso e verdadeiramente enamorado por uma menina conterrânea...Disse conterrânea? Devo ter lido mal, parece-me!
    Sendo que eu não sou de esperar muito nestas coisas, afinei com este meu compromisso súbito e estou mesmo a pensar no finalizar do ciclo marciano oficializar esta minha união nos termos da lei e da religião como norma de um humilde servo da sociedade. Onde será a boda? Ainda estou um bocado confuso porque já não sei se a menina é conterrânea, e o gasóleo está por hora da morte!!!
    Então onde está o paradoxo no discurso do menino Miguel?
    Tendo em conta o meu recente compromisso como posso eu ter antecedentes latentes mesmo que por força da minha verborreia? O Robin Hood deste Post nem sequer deveria ser conotado com sexo, e os papeis nesse contexto podem ser muito bem trocados com o papel mais conveniente ao caso. Não sei se é latencia do menino, não me parece que algum dia tenha sido, mas neste caso assumiu-se com Robin Hood e relegou o papel de Lady Marian, quando o Post é claro na inversão dos papeis! A Robinha Hoodina e o Sir Mariano!

    ResponderExcluir
  3. foi um esforço grande des-enterrar essa língua do quase esquecida da gaveta, talvez me tenha enganado na leitura... talvez uma pequena confusão. mas no fundo este comentário bem completar o que já havia dito, repare-se: ele (fernando jorge) está no lugar de conquistado, pois claro, afinal é ela que sempre escolhe e ela é que sempre caça... tenho que ver esse filme, algo da estória me está a escapar...
    bem, mas está devolvido o verdadeiro valor a este espaço, o dito e o desdito estão a fazer das suas!



    ps.: aqui entre nós, algo se oassa na mata, na densa e protectora mata...

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que este espaço é rico em ambíguidade, e assim é que é bonito. Mas o meu anterior comentário em nada completa este teu último comentário. Nada mais fiz do que expôr, ainda um paradoxo, que é o teu primeiro comentário mesmo que a menina com quem supostamente estou comprometido seja de Faro! Se estou compremetido não tenho antecedentes para os quais responder!

    Agora, o "pois claro" que faz a ponte entre "afinal é ela que sempre escolhe e ela é que sempre caça" e o "está no lugar de conquistado" é completamente falacioso. A um mesmo nível de raciocínio diria mesmo que, se lá fora está frio dentro de casa imperiosamente está frio! Menino Miguel não acreditas no aquecimento central?
    Em tua direcção, eu próprio reformularia a frase e diria "Não estará no lugar de conquistado, provavelmente, mas ela o terá escolhido e continua na caça"...e não precisrás de ver o filme porque as personagens são reais!


    PS: Eu sou borboleta, não me movimento em matas!!

    ResponderExcluir